RSS
Wecome to my Blog, enjoy reading :)

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA


Concepção Pedagógica

Para a equipe do CEMEI Margarida Maria Alves, educar significa proporcionar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagem orientadas de forma integrada, que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação pessoal e de viver com os outros, em atitudes de aceitação, respeito, autonomia e confiança.
Neste sentido, a educação será um processo que auxiliará no desenvolvimento da capacidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, cognitivas, emocionais, estéticas e éticas na perspectiva de contribuição da formação de uma criança feliz e saudável.
A concepção filosófica desta unidade escolar está pautada no respeito à criança principalmente no seu direito a frequentar uma escola que lhe permita viver experiências prazerosas.
Um trabalho pedagógico em que cuidar e educar são aspectos integrados é realizado pela criação de um ambiente em que a criança sinta - se segura e acolhida em sua maneira de ser, em que ela possa trabalhar adequadamente suas emoções, construir hipóteses sobre o mundo e elaborar sua identidade. O processo educativo deve respeitar a criança como um ser único e pleno, pois possui personalidade e características próprias e individuais.
Trabalhamos também com a inclusão onde somos todos diferentes com direitos iguais.
As datas e semanas educativas que constam no calendário serão trabalhadas contextualizadas com os conteúdos desenvolvidos e previstos no Projeto Pedagógico / Plano Escolar. Portanto não trabalhamos o dia do índio, ou do soldado, ou das estações do ano, assim como não comemoraremos o dia das mães ou dos pais, mas o dia da família, respeitando assim os diversos arranjos familiares. A Páscoa, o mês junino e Natal também serão trabalhados levando em conta os valores: solidariedade, amizade, amor, carinho, respeito, tão importantes na formação das crianças.
Como todo espaço de educação infantil, valorizamos a brincadeira como princípio básico. O contato com a escrita acontecerá em vários momentos já que vivemos em um mundo em que ela aparece na forma de livros, jornais, cartazes, textos diversos, receitas, músicas, poesias, etc. O contato com o mundo das letras acontecerá a todo o momento e de forma lúdica, sem que seja obrigatória a alfabetização, processo que ocorrerá no Ensino Fundamental.

 
Copyright 2009 CEMEI Margarida Maria Alves Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes