RSS
Wecome to my Blog, enjoy reading :)

sábado, 21 de abril de 2012

AGRUPAMENTO I....QUANTAS EXPERIÊNCIAS PRAZEROSAS

O AG I ESTE ANO ESTÁ COM TUDO

UMA DAS ATIVIDADES QUE MAIS AGRADA ÀS CRIANÇAS É BRINCAR NO PARQUE. NESSES MOMENTOS ELAS INTERAGEM, CANTAM E SE DIVERTEM
OLHA COMO É GOSTOSO!

VEJAM NOSSO PRIMEIRO DESENHO!

FOI TÃO GOSTOSO E FICOU TÃO BONITO QUE NÃO QUERÍAMOS PARAR A ATIVIDADE...
IR À BIBLIOTECA LÁPIS ENCANTADO É UMA VERDADADEIRA FESTA, NÓS OUVIMOS HISTÓRIAS, ALGUMAS VEZES CONTAMOS, OLHAMOS E “LEMOS” MUITOS LIVROS.

               AS HISTÓRIAS DE ANIMAIS SÃO AS QUE MAIS GOSTAMOS!
                              QUE PENA QUE CHEGOU O FRIO!!!!
IR PARA A PISCINA NOS DIAS DE CALOR ERA A MAIOR CURTIÇÃO...
O AG I ADOROU TOCAR MÚSICAS COM OS INSTRUMENTOS DA BANDINHA DO CEMEI MARGARIDA.
AS MÚSICAS PREFERIDAS FORAM “PINTINHO AMARELINHO” E “BOI DA CARA PRETA”
            DESENHAR NA LOUSA DE GIZ É UMA CURTIÇÃO!
AS CRIANÇAS E EDUCADORAS FAZEM LINDOS DESENHOS...


TEMOS NO AG I UMA ATIVIDADE DE CATIVA AS CRIANÇAS A QUALQUER MOMENTO.
ELAS ADORAM AS FICHAS COM OBRAS DE ARTE E ANIMAIS QUE PODEM SE COLADAS NA PLACA DE METAL NO FUNDO SALA, PARA DAR INÍCIO A ALGUMA MÚSICA OU MESMO ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO...

quinta-feira, 5 de abril de 2012

HISTÓRIA ADAPTADA: MENINA DO LAÇO DE FITA































A turma do Dinossauro (AGIII D), turma da Girafa (AGIII E) e a Turma da Arte (AGIII F) foram ouvir uma história da “Menina bonita do Laço de Fita”, que ao conversar com o coelho branco, trocaram uma experiência de vida. A Menina bonita explicou por que era negra, e o coelho relatou o por que ele entregava um ovo de páscoa para cada casa.
O objetivo foi trabalhar a partilha, e após a história, houve a caça ao ovo de chocolate. Encontraram-no na sala e repartiram com os amigos, levando também para outras pessoas da escola, no qual acharam que não iam ganhar um pedaço (funcionários da cozinha, limpeza e direção). Foi muito gostoso e um aprendizado para vida toda.

INTEGRAÇÃO: TURMA DA ARTE E TURMA DA FORMIGUINHA




























A turma da Arte (AGIII F- Prof. Ana Paula) convidou a turma da Formiguinha (AGII A) para pintar a parede de azulejo, nesta segunda experiência, as crianças já estavam mais receptivas, conversando, incentivando as formiguinhas a desenharem.
Após o termino foram brincar no parque, trocando experiências e auxiliando-as.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

MARGARIDA MARIA ALVES

FAMILIARES,

VOCÊS CONHECEM A HISTÓRIA DO CEMEI E DA MARGARIDA MARIA ALVES QUE É O NOME DA ESCOLA?
VENHAM CONHECER UM POUCO DESSA HISTÓRIA NO MURAL DO CORREDOR DE ENTRADA.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

PINTURA DOS LENÇÓIS

O “Projeto da Pintura dos Lençóis” foi criado primeiramente objetivando a higiene e individualidade. As educadoras começaram pintando apenas o nome da criança, destacando a inicial no lençol com elástico para o berço ou colchonete. Com o interesse demonstrado pelas crianças, o projeto foi aperfeiçoado com a proposta de pintar um desenho, para facilitar a identificação por parte das mesmas.
Esse projeto teve início no Agrupamento II A e depois foi implantado nos Agrupamentos I e II B. Nos Agrupamentos II A e B, houve a possibilidade de algumas crianças escolherem seu desenho, nos outros casos as educadoras escolhiam o desenho de acordo com a faixa etária das crianças, utilizando sempre temas infantis..
O trabalho foi assimilado de tal maneira pelas crianças, que a maioria identifica seu lençol, chamam a atenção dos colegas para seu desenho e se incomoda quando outra criança ocupa seu lugar.
A pintura dos lençóis ocorre no horário das 12h às 13h, em que todas as educadoras estão no setor e há o soninho das crianças. Um grupo fica atento aos movimentos das crianças, se alguém acorda e necessita de atenção, enquanto o outro grupo se dedica à pintura. No início, algumas educadoras não queriam participar da pintura por acharem que não tinham ‘jeito’, no entanto o projeto tomou uma importância tão grande que hoje todas participam. Já tivemos no GEM algumas técnicas passadas pelas educadoras mais experientes na pintura de tecidos e a participação de alguns familiares.
Tanto a prática do Registro quanto a Pintura dos Lençóis contribuem diretamente com o trabalho pedagógico do CEMEI, e nos direciona ao atendimento e à aprendizagem de qualidade.
Estamos a cada dia buscando novos conhecimentos e aprimorando aqueles que já temos para crescermos em direção ao sucesso pedagógico.



Fragmento do texto elaborado pelas Monitoras e Agentes de Educação Infantil: Alci Mara, Elaine, Fátima, Maria José, Inêz, Talita e Andréia. O texto na íntegra está no Projeto Pedagógico do CEMEI.
Nesse ano organizamos duas oficinas de pintura em tecido para os familiares do agrupamento I que quiseram aprender sobre a pintura e participar desse processo. Aconteceram nos dias 27/03 (manhã) e 28/03 (tarde). As monitoras Márcia e Elaine ajudaram nas oficinas. Contamos com a presença de mães, pais, avós e pessoas da Comunidade que vieram colaborar com esse projeto tão especial. Todos gostaram tanto da experiência que vamos repetí-la no dia 10/04 às 16h.

TURMA DA ARTE (AGIII F) COM A TURMA DO MACACO (AGII B)






A turma da Arte convidou dia 28 de março, a turma do Macaco para pintarem juntos a parede de azulejos.

Esta ideia foi de uma criança, que ao estar pintando a parede, convidou a sua irmãzinha a participar pedindo à professora. Planejamos, pedimos sugestões de como poderíamos fazer esta dinâmica.
Foi muito gostoso, pois as crianças aprenderam a respeitar as diferenças, e que a arte não precisa ser perfeita para ser bonita, mas sim ter sentimentos e boa vontade. As crianças maiores constantemente elogiavam o trabalho dos pequenos e os incentivavam mostrando seus desenhos.
 
Copyright 2009 CEMEI Margarida Maria Alves Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes