RSS
Wecome to my Blog, enjoy reading :)

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

O período de adaptação à educação infantil é muito importante, pois a criança passa por muitas mudanças ao mesmo tempo. Ela vivencia a “perda” por um espaço de tempo, do convívio de seus familiares e do aconchego de sua casa, para o contato com pessoas e espaços até então estranhos a ela.
Para os bebês e as crianças que permanecem em período integral na creche, ou que ingressam pela primeira vez na unidade escolar, esse período é ainda mais difícil, pois, ela precisa se acostumar também com horários, alimentação e espaços diferentes ao seu habitual.
No entanto, não é um período de adaptação somente para as crianças, como para todos os adultos que participarão de sua formação. Os familiares por sua vez, muitas vezes estão ansiosos, pois deixarão seus pequenos a cuidado de outras pessoas, podendo transmitir sua insegurança e ansiedade para eles.
Familiares e educadores devem fortalecer vínculos de confiança e parceria, que darão à criança tranqüilidade para toda sua formação na escola.
A adaptação da criança deve ser gradativa, levando em consideração as características individuais, pois cada um responde de maneiras diferentes às mudanças. Por isso, acompanhamos a adaptação dos pequenos com cuidado e aumento gradativo de horários até que ela esteja bem em seu novo espaço.
Algumas dicas para os familiares podem facilitar o período de adaptação:
- nesse período de adaptação não faça retirada de chupeta ou fraldas (ela já está passando por muitas mudanças).
- o choro na hora da separação é freqüente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na creche. Seja firme e não volte com a criança para casa porque ela chorou, pois ela sempre usará o choro para conseguir o que quer.
- jamais saia escondido da criança. Despeça-se naturalmente (nunca chore em sua frente, mesmo que estiver inseguro (a)) e diga que voltará para buscá-la.
- muitas vezes a criança precisa trazer de casa seus ”paninhos ou fraldinhas” ou brinquedos preferidos, assim como fotos de seus familiares. É uma maneira da criança fazer uma ponte de ligação entre a creche e a casa.
-não fale "se você ficar bem, eu trago um presente". Não troque bom comportamento por presentes, pois a idéia que fica para a criança é que a escola não é um lugar agradável e que ela precisa de recompensas para ficar bem.
- a ausência de choro, não significa que a criança não esteja sentindo a separação. Deixe as coisas acontecerem naturalmente.
- o responsável deve entregar a criança, colocando-a no chão ou no colo do educador e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo do responsável.
- mostre confiança na escola e em seus profissionais. Isso evita que a criança fique insegura e fortalece o vínculo com a escola.
- a recaída após a primeira semana é normal, pois antes tudo era novidade;
- é frequente o aparecimento de sentimento de culpa, insegurança e ansiedade por deixar a criança na escola. Se os familiares estiverem se sentindo dessa forma, o ideal é procurar a escola para as devidas orientações.

Patrícia - Orientadora Pedagógica



6 comentários:

Anônimo disse...

Patricia
É verdade, os primeiros dias são difíceis mesmo, mas com o tempo tendem a ficar pior, pois quando meu filho entra na sala de aula ele nem olha para trás ou inventa mil e uma coisa para fazer antes de conseguir leva-lo para casa.
Um abraço
Ana Paula

Leandra disse...

Patrícia.
Realmente é muito difícil deixar nosso filho chorando e ir embora com firmeza...
Hoje meu pequeno ficou chorando com aquele olhar de que eu o estava abandonando, foi muito ruim...mas sei que está em boas mãos e isso me dá segurança, pois a Fabiana é uma excelente professora.
Um grande beijo e bom trabalho.
Leandra

PATRÍCIA : ) disse...

Ana,
que bom que o Cássio está tão bem adaptado. Vc o cria com muita autonomia e ele está cada vez mais desenvolto.

Leandra,
Não é fácil para uma mãezinha ver seu filho chorando. Mas como educadora (ótima por sinal) você sabe que é essa firmeza que lhe dará segurança para o resto de sua vida. O Luan é um menino lindo e educado....
bjs
Patrícia

Unknown disse...

Patricia...eu ja não sei mais o que faço com o Nícollas só de troca-lo de manhã ele ja começa a chorar sem parar, por isso que eu peço pro meu marido ir leva-lo eu fico em casa chorando,mas eu preciso trabalhar e ele precisa da escola...muitoo obrigada por ontem eu converssei com vc e fiquei mais tranquila...agradeço a compreensão de td do cemei e mais uma vez muitoo obrigada...

CEMEI Margarida Maria Alves disse...

Roberta,
tenha firmeza pois ele fica muito bem na escola. Não há nem traço da manha que ele faz com você. Brinca com tudo e com todos, se alimenta bem, me chama e conversa comigo todas as vezes que me vê. Ele, como garoto esperto que é, já percebeu que a toca com o choro .... quem não quer o dia todo o colo da mãe??? Mas ele tem se desenvolvido muito na escola, está uma graça!!
Continue firme. Se fraquejar, estamos lá.
Desculpe-me por não ter respondido no blog, mas conversamos na escola e tenho corrido bastante...Continue participando!!!
Um abração
Patrícia

Maíra disse...

Amei esse espaço...
No meu caso a Evellyn parece que está se adaptando só agora depois de três meses, mas ela faltou bastante pois ficou doentinha, desde a semana passada ela fica sem chorar, mas no começo ela não tomava nem água na creche. Agradeço toda a equipe do CEMEI pela atenção.

Postar um comentário

 
Copyright 2009 CEMEI Margarida Maria Alves Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes