O período de adaptação à educação infantil é muito importante, pois a criança passa por muitas mudanças ao mesmo tempo. Ela vivencia a “perda” por um espaço de tempo, do convívio de seus familiares e do aconchego de sua casa, para o contato com pessoas e espaços até então estranhos a ela.
Para os bebês e as crianças que permanecem em período integral na creche, ou que ingressam pela primeira vez na unidade escolar, esse período é ainda mais difícil, pois, ela precisa se acostumar também com horários, alimentação e espaços diferentes ao seu habitual.
No entanto, não é um período de adaptação somente para as crianças, como para todos os adultos que participarão de sua formação. Os familiares por sua vez, muitas vezes estão ansiosos, pois deixarão seus pequenos a cuidado de outras pessoas, podendo transmitir sua insegurança e ansiedade para eles.
Familiares e educadores devem fortalecer vínculos de confiança e parceria, que darão à criança tranqüilidade para toda sua formação na escola.
A adaptação da criança deve ser gradativa, levando em consideração as características individuais, pois cada um responde de maneiras diferentes às mudanças. Por isso, acompanhamos a adaptação dos pequenos com cuidado e aumento gradativo de horários até que ela esteja bem em seu novo espaço.
Algumas dicas para os familiares podem facilitar o período de adaptação:
- nesse período de adaptação não faça retirada de chupeta ou fraldas (ela já está passando por muitas mudanças).
- o choro na hora da separação é freqüente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na creche. Seja firme e não volte com a criança para casa porque ela chorou, pois ela sempre usará o choro para conseguir o que quer.
Para os bebês e as crianças que permanecem em período integral na creche, ou que ingressam pela primeira vez na unidade escolar, esse período é ainda mais difícil, pois, ela precisa se acostumar também com horários, alimentação e espaços diferentes ao seu habitual.
No entanto, não é um período de adaptação somente para as crianças, como para todos os adultos que participarão de sua formação. Os familiares por sua vez, muitas vezes estão ansiosos, pois deixarão seus pequenos a cuidado de outras pessoas, podendo transmitir sua insegurança e ansiedade para eles.
Familiares e educadores devem fortalecer vínculos de confiança e parceria, que darão à criança tranqüilidade para toda sua formação na escola.
A adaptação da criança deve ser gradativa, levando em consideração as características individuais, pois cada um responde de maneiras diferentes às mudanças. Por isso, acompanhamos a adaptação dos pequenos com cuidado e aumento gradativo de horários até que ela esteja bem em seu novo espaço.
Algumas dicas para os familiares podem facilitar o período de adaptação:
- nesse período de adaptação não faça retirada de chupeta ou fraldas (ela já está passando por muitas mudanças).
- o choro na hora da separação é freqüente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na creche. Seja firme e não volte com a criança para casa porque ela chorou, pois ela sempre usará o choro para conseguir o que quer.
- jamais saia escondido da criança. Despeça-se naturalmente (nunca chore em sua frente, mesmo que estiver inseguro (a)) e diga que voltará para buscá-la.
- muitas vezes a criança precisa trazer de casa seus ”paninhos ou fraldinhas” ou brinquedos preferidos, assim como fotos de seus familiares. É uma maneira da criança fazer uma ponte de ligação entre a creche e a casa.
-não fale "se você ficar bem, eu trago um presente". Não troque bom comportamento por presentes, pois a idéia que fica para a criança é que a escola não é um lugar agradável e que ela precisa de recompensas para ficar bem.
- a ausência de choro, não significa que a criança não esteja sentindo a separação. Deixe as coisas acontecerem naturalmente.
- o responsável deve entregar a criança, colocando-a no chão ou no colo do educador e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo do responsável.
- mostre confiança na escola e em seus profissionais. Isso evita que a criança fique insegura e fortalece o vínculo com a escola.
- a recaída após a primeira semana é normal, pois antes tudo era novidade;
- é frequente o aparecimento de sentimento de culpa, insegurança e ansiedade por deixar a criança na escola. Se os familiares estiverem se sentindo dessa forma, o ideal é procurar a escola para as devidas orientações.
- muitas vezes a criança precisa trazer de casa seus ”paninhos ou fraldinhas” ou brinquedos preferidos, assim como fotos de seus familiares. É uma maneira da criança fazer uma ponte de ligação entre a creche e a casa.
-não fale "se você ficar bem, eu trago um presente". Não troque bom comportamento por presentes, pois a idéia que fica para a criança é que a escola não é um lugar agradável e que ela precisa de recompensas para ficar bem.
- a ausência de choro, não significa que a criança não esteja sentindo a separação. Deixe as coisas acontecerem naturalmente.
- o responsável deve entregar a criança, colocando-a no chão ou no colo do educador e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo do responsável.
- mostre confiança na escola e em seus profissionais. Isso evita que a criança fique insegura e fortalece o vínculo com a escola.
- a recaída após a primeira semana é normal, pois antes tudo era novidade;
- é frequente o aparecimento de sentimento de culpa, insegurança e ansiedade por deixar a criança na escola. Se os familiares estiverem se sentindo dessa forma, o ideal é procurar a escola para as devidas orientações.
Patrícia - Orientadora Pedagógica
6 comentários:
Patricia
É verdade, os primeiros dias são difíceis mesmo, mas com o tempo tendem a ficar pior, pois quando meu filho entra na sala de aula ele nem olha para trás ou inventa mil e uma coisa para fazer antes de conseguir leva-lo para casa.
Um abraço
Ana Paula
Patrícia.
Realmente é muito difícil deixar nosso filho chorando e ir embora com firmeza...
Hoje meu pequeno ficou chorando com aquele olhar de que eu o estava abandonando, foi muito ruim...mas sei que está em boas mãos e isso me dá segurança, pois a Fabiana é uma excelente professora.
Um grande beijo e bom trabalho.
Leandra
Ana,
que bom que o Cássio está tão bem adaptado. Vc o cria com muita autonomia e ele está cada vez mais desenvolto.
Leandra,
Não é fácil para uma mãezinha ver seu filho chorando. Mas como educadora (ótima por sinal) você sabe que é essa firmeza que lhe dará segurança para o resto de sua vida. O Luan é um menino lindo e educado....
bjs
Patrícia
Patricia...eu ja não sei mais o que faço com o Nícollas só de troca-lo de manhã ele ja começa a chorar sem parar, por isso que eu peço pro meu marido ir leva-lo eu fico em casa chorando,mas eu preciso trabalhar e ele precisa da escola...muitoo obrigada por ontem eu converssei com vc e fiquei mais tranquila...agradeço a compreensão de td do cemei e mais uma vez muitoo obrigada...
Roberta,
tenha firmeza pois ele fica muito bem na escola. Não há nem traço da manha que ele faz com você. Brinca com tudo e com todos, se alimenta bem, me chama e conversa comigo todas as vezes que me vê. Ele, como garoto esperto que é, já percebeu que a toca com o choro .... quem não quer o dia todo o colo da mãe??? Mas ele tem se desenvolvido muito na escola, está uma graça!!
Continue firme. Se fraquejar, estamos lá.
Desculpe-me por não ter respondido no blog, mas conversamos na escola e tenho corrido bastante...Continue participando!!!
Um abração
Patrícia
Amei esse espaço...
No meu caso a Evellyn parece que está se adaptando só agora depois de três meses, mas ela faltou bastante pois ficou doentinha, desde a semana passada ela fica sem chorar, mas no começo ela não tomava nem água na creche. Agradeço toda a equipe do CEMEI pela atenção.
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