quinta-feira, 31 de março de 2011
PLANEJAMENTO AGRUPAMENTO II A
Agrupamento II A Professora: Angélica Monitoras: Maria Aparecida, Maria José, Maria de Lourdes e Roberta. O plano inclui por meio das diferentes linguagens, um trabalho que visa a conscientização sobre o respeito às regras da escola, o desenvolvimento das habilidades cognitivas, afetivas, motoras e sociais, para que a criança sinta-se inserida no grupo social escolar e conquiste sua autonomia, entenda o sentido de cooperação e demonstre através de ações e atitudes positivas as experiências trazidas de casa. Segue-se trabalhando a identidade do aluno e dos participantes da equipe escolar envolvendo assim conhecimento como: descobrir o eu e o outro; o ambiente escolar; a família; a cultura infantil brasileira. A proposta permite que se desenvolva a audição, a percepção de sons diversos, conhecimento de diferentes cantigas de roda, a expressão corporal e os órgãos do sentido. A leitura infantil é vista como fonte de conhecimento e a linguagem oral como meio de comunicação e ampliação do pensamento, assim através das brincadeiras, o trabalho vai auxiliar a criança a ter autoconfiança em fazer, criar e recriar, oferecendo desafios que levem à solução de problemas. Também auxilia a compreensão do significado de conservação e cuidados com o meio ambiente escolar, a refletir sobre os fenômenos da natureza (chuva, vento, trovão, sol), a ter noção de espaço e adquirir técnicas variadas para se trabalhar pintura, colagem e textura. O agrupamento atende vinte e seis crianças na faixa etária de um ano e meio a dois anos a completar, com quinze vindas do agrupamento I e onze são novas no Cemei nunca tendo freqüentado a educação infantil antes. As impressões iniciais sobre o grupo são ótimas, pois são crianças independentes, seguras ao caminhar, brincar e ao fazer a refeição, entram no refeitório e almoçam naturalmente. Sabem expressar seus pensamentos quanto ao concordar e discordar frente a uma situação. Muitos já estão deixando a fralda no primeiro semestre. Neste agrupamento trabalham quatro monitoras e as atividades são desenvolvidas em grupo de forma lúdica e direcionadas, onde de ambas as formas tem-se o auxílio das quatro monitoras com as quais se dividem a sala em cantinhos ou usa-se espaços extra-sala (galpão, parque, espaço arborizado dentro do Cemei, escorregador, brincadeiras livres e dirigidas). Quando a recreação for em grupo,vamos juntar as crianças num espaço mais aberto e todos os adultos da sala participarão ajudando na organização e recreação da turma. Os monitores e a professora procuram manter uma relação de interação na hora de brincar de casinha, bonecas, carrinhos e no parque os adultos da sala se atentam aos brinquedos mais perigosos devido a faixa etária, no tanque de areia acontece a interação adulto com criança na de fantasia de fazer bolo de areia, castelo, bichinhos, junto às crianças. A interação na sala deste agrupamento acontece na hora da roda quando acontece o contar história, cantar música infantil, manipular instrumento da Bandinha, brinquedos, ver T.V, ler livros. Duas vezes por mês acontece a interação com os outros agrupamentos do integral (hora do cinema com pipoca, hora das brincadeiras, hora da música, hora da história com e sem fantoche). Com os adultos da unidade a interação vai acontecer nas datas festivas e com a comunidade ocorrerá durante as datas festivas abertas às famílias e durante a reunião com os pais. As estratégias utilizadas para que as crianças tenham acesso a novos conhecimentos são: *Um convite semestral à família tendo como sugestão: culinária,fazer massinha comestível, confeccionar brinquedo, contar história,etc. *Hora da roda (cantar música infantil, contar história, manipular instrumentos de percussão da Bandinha, nos momentos musicais a professora também toca violão e flauta) *Trabalho com textura para o desenvolvimento dos cinco órgãos dos sentidos. *Parque e brinquedo d`água. *CD musical, DVD musical. *DVD com história infantil e desenhos. *Os recursos pedagógicos serão :T.V., Rádio, Filmadora, Data show, Sucata e Materiais Diversos Pedagógicos. AVALIAÇÃO A avaliação será constante, feita através da observação e de variadas formas de registro diário e norteará a proposta de trabalho com eventuais alterações se houver necessidade. A publicação do trabalho será feita através de registros em cartolina feito em grupo, filmagens, fotos será anexado nos corredores para que todos possam apreciar os trabalhos das crianças. Para os familiares o trabalho será mostrado nas reuniões com a família, para a comunidade e NAED/SME será através de festas abertas e nas mostras de trabalho. A indissocialização do cuidar e o educar acontecem na hora da higiene, hora da leitura, hora da piscina, alimentação e em todos os momentos das atividades com crianças e adultos. A relação com os familiares vai acontecer através dos convites que serão feitos de acordo com a proposta pedagógica da escola e da classe música, culinária e contar história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário