RSS
Wecome to my Blog, enjoy reading :)

sexta-feira, 5 de março de 2010

BRINCAR É TRABALHO SÉRIO

No cotidiano das escolas ou em outros lugares em que as crianças estejam presentes, as brincadeiras surgem de forma espontânea. Um pedaço de madeira pode se tornar rapidamente um carro de corrida, um cabo de vassoura vira um cavalinho, a criatividade dos pequenos pode transformar a realidade em segundos em um mundo fantástico.
A ocorrência de um fato desconhecido ou que desperte diversos sentimentos, brinquedos entre outras coisas são temáticas que envolvem as crianças em brincadeiras e isso contribui com o desenvolvimento infantil, pois os ajuda a entender e assimilar a realidade, as relações e os próprios conflitos.
Tudo isso seria perfeito se não fossem as inúmeras restrições ao brincar colocadas por pais, educadores e por grande parte dos brinquedos modernos. A infância atual tem sido privada do brincar espontâneo, da brincadeira livre ora em nome da segurança, ora em nome da aprendizagem de conteúdos. O que não se tem percebido é que esse mesmo brincar pode ser fonte de inúmeras aprendizagens para criança e por vezes pode ser utilizado pelo professor.
Brincar é próprio das crianças, quando muito pequenas elas brincam com o seu corpo e a brincadeira atende as necessidades e as possibilidades de cada faixa etária, ou seja, a brincadeira acompanha a evolução da criança desde a mais tenra idade. Vão surgindo assim novas formas e objetos para brincar.
Ao brincar a criança vai se inserindo em uma cultura, internalizando conceitos, esse fato pode ser claramente observado quando as meninas cuidam de seus “bebês”, copiando as atitudes de sua mãe ou de outra pessoa que vê cuidndo de bebês. As crianças reproduzem o mundo em que vivem durante o brincar, portanto se as mesmas são chinesas elas não representaram em suas brincadeiras costumes próprios dos brasileiros.
Portanto, de hoje em diante, quando ouvir a criança dizer que só brincou naquele dia, não pense que esse foi um tempo perdido, pois enquanto brincava ela estava crescendo e se desenvolvendo e é isso, entre outras coisas, que faz da infância um período tão especial, afinal de contas, brincar é um trabalho sério.

Professora Ana Paula Agrupamento II B

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo que brincar é coisa séria, e através do lúdico é que conhecemos melhor a criança.
Um abraço

PATRÍCIA : ) disse...

Muito bom seu texto, Ana! É por isso que no CEMEI Margarida podemos e devemos....brincar!!
bjs
Patrícia

Postar um comentário

 
Copyright 2009 CEMEI Margarida Maria Alves Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes