RSS
Wecome to my Blog, enjoy reading :)

sexta-feira, 5 de março de 2010

PLANEJAMENTO AGRUPAMENTO III

Professores:
Agrupamento III A Vitória
Agrupamento III B Marina
Agrupamento III C Fabiana
Agrupamento III D Vera
Agrupamento III E Daniel
Agrupamento III F Ana Paula

Introdução

O princípio norteador deste plano de ensino privilegia a cultura e o brincar infantil, considerando os hábitos e conhecimentos prévios das crianças atendidas visando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas, sociais e motoras; bem como a ampliação dos conhecimentos e das experiências das crianças através das diferentes linguagens.
A proposta de trabalho elaborada pelos professores do agrupamento III visa atender às características das turmas multietárias e com faixas etárias proximais. Estas, formadas por crianças com idades a partir dos dois anos e dez meses às que completam os seis anos até o final do período letivo.
Este planejamento segue orientação do “Currículo em Construção” (SME, 1997) que organiza os conhecimentos da forma que se segue: Descobrindo o Eu e o Outro; Descobrindo o Meio Físico, Social e o Conhecimento lógico; Descobrindo as Artes Através do Corpo e seus Movimentos contemplados através do Projeto Identidade. Segue também as Diretrizes Curriculares para o trabalho pedagógico com leitura e escrita na Educação Infantil. Campinas: Prefeitura Municipal, 2008.
Objetivo geral
O objetivo geral deste planejamento visa propiciar às crianças o desenvolvimento de habilidades e valores condizentes com uma sociedade mais justa e solidária.
Sendo assim, busca-se o desenvolvimento de sua autonomia e independência gradativamente, permitindo-as de vivenciar situações que favoreçam a participação, a solidariedade e a responsabilidade.

IDENTIDADE

Descobrindo o eu e o outro
Objetivos específicos
Promover situações para que as crianças adquiram e elaborem conhecimentos sobre sua individualidade e a compreensão da história como um processo que se constrói a partir das relações estabelecidas pelas pessoas no tempo e espaço.

Conteúdos

A criança, enquanto ser: sua individualidade; seu corpo e as semelhanças e diferenças com o dos outros, tanto nos aspectos físicos e étnicos quanto nos de gênero; respeito ao seu próprio corpo e ao dos colegas; seus limites e suas potencialidades; respeito aos valores e às regras socialmente desejados; cuidados com o corpo no que se refere à saúde, higiene e alimentação;
Grafia do nome próprio;
Respeito às regras de convivência, nas suas interações, nas brincadeiras e nos jogos infantis.
Valorização e estímulo da autonomia valorizando as preferências pessoais nas situações de escolha sejam nas brincadeiras e brinquedos, sejam em atividades dirigidas pela professora.
Conhecimento do ambiente escolar, bem como, cuidado na sua limpeza e conservação;

Estratégias

Conversar sempre com as crianças e buscar entender o modo como elas estão pensando para solucionar problemas ou estruturar sua linguagem.
Observar as semelhanças e diferenças entre as pessoas através de diversas atividades e brincadeiras, no que se refere aos aspectos físicos, étnicos, de idade e de gênero;
Roda da conversa como rotina;
Cantar músicas cujas letras tenham significados e promovam o crescimento intelectual da criança;
Trabalhar com brincadeiras, recortes, colagem; leitura, música e pesquisas;
Trabalhar com diversos estilos de textos sejam eles narração, conto, poesia, entre outros;
Trabalho com fotos e vídeos, e demais imagens ou figuras;
Produção de cartazes e murais com a apresentação dos trabalhos coletivos, das regras combinadas em sala ou ainda dos trabalhos individuais;
Participar de jogos e brincadeiras permitindo a exploração do seu imaginário, seu jogo simbólico e o respeito às regras;
Trabalho com a literatura: ouvir, contar, criar histórias e dramatizá-las, confeccionar livros; com o desenho;
Observação e pesquisas em livros, revistas e jornais.
Desenho livre;
Letramento através de símbolos em placas, rótulos, marcas e logotipos;
Estudo sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada;
Descobrindo o meio físico, social, o conhecimento lógico e diversidade cultural
Objetivos específicos
Proporcionar às crianças, através de diversas atividades, o conhecimento do mundo que as cerca, visando à apropriação gradativa de conceitos que organizam a sociedade, bem como, apreensão de seus valores e princípios básicos.
Estudar as relações entre as pessoas e o meio ambiente. Participar de várias situações de comunicação oral para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio de linguagem oral, contando suas vivências.
Valorizar a autoconfiança das crianças em sua capacidade de criar e recriar. Oferecer desafios com diferentes graus de complexidade para que as crianças possam resolver problemas a partir de diferentes proposições, assim como relacionar a organização do tempo e do espaço em suas vivências habituais.
Valorizar a leitura como fonte de conhecimento e da escrita como meio de comunicação e expressão do pensamento, respeitando os limites de maturidade e a potencialidade de cada um.
Reconhecer a linguagem oral como meio de ampliação do pensamento utilizando um vocabulário adequado e uma linguagem mais elaborada considerando seu uso social de forma significativa e contextualizada.
Proporcionar condições para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático da criança, através de brincadeiras, experiências concretas e participação na busca de soluções nos pequenos problemas do cotidiano, bem como, criar situações para o desenvolvimento da atenção, da concentração, da comparação, da exploração, da observação e manipulação com o emprego de todos os sentidos: corporal, gestual, oral escrita e dança.
Enfatizar atividades diversificadas dando oportunidades à criança de desenvolver sua auto-estima, através de diversas opções de atividades que possam satisfazer suas necessidades individuais.

Conteúdos

Conhecimento de algumas características dos seres vivos.
Meio ambiente e seres vivos; fenômenos da natureza;
Espaço físico da comunidade escolar, do bairro, entre outros;
Família (tipos, características, número de pessoas, grau de parentesco, hábitos, costumes e moradias, formas de lazer, entre outros aspectos)
História, costumes e lendas africanas, indígenas e européias que juntas formam a base da cultura popular brasileira.
Questões de gênero;
Alimentação saudável, sabores diferentes, vitaminas, proteínas, massas, doces e salgados;
Histórias, folclore, lendas, contos de fadas;
Diferentes meios de transporte;
Esquema corporal
Noções lógico-matemáticas: lateralidade; localização; em baixo, em cima, na frente, atrás; noções espaciais, temporais; noções de grandeza (maior x menor, dentro x fora, etc); formas geométricas; seqüência lógica, contagem, peso, classificação;
Cor, forma, textura;
Música, som, estilos ritmos e freqüência;
Enriquecimento do vocabulário;
Observação das diferenças entre seres vivos e não vivos;

Estratégias

Observar o calendário diariamente para pensar sobre a passagem do tempo, identificar os numerais, dias da semana, meses do ano; fazer a contagem diária das crianças;
Trabalhar com brincadeiras, recortes, colagem, leitura, música e pesquisas;
Trabalhar com diversos tipos e estilos de textos sejam eles narração, conto, poesia, entre outros;
Jogos e brincadeiras diversas, livres e dirigidas;
Linguagem oral, escrita espontânea, desenho, pintura, música; diálogo como
forma de descobrir o mundo e de solucionar problemas;
Dramatização;
Oportunizar espaços e momentos de imitação e faz-de-conta;
Coleta de espécies vegetais e animais na natureza, bem como, a observação desses em seu ambiente, também em figuras e vídeos;
Estudo do meio.

Descobrindo a arte através do corpo e seus movimentos

Objetivos Específicos

Desenvolver a capacidade de fazer relações entre os conhecimentos adquiridos e as experiências cotidianas; fazer uso da criatividade e do imaginário. Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos, para se expressar nas brincadeiras e nas demais situações de interação.

Conteúdos

Brincadeiras, jogos e dança com o propósito do trabalho corporal;
Conhecer diversas modalidades artísticas seja na pintura, na música, ou dança;
Observação de obras de arte e seus autores;
Respiração e equilíbrio;
Experimentar movimentos diversos;
Criar e imitar sons e ritmos da cultura e natureza.

Estratégias

Brincadeiras com gestos, imitações, danças e coreografias;
Proporcionar vários momentos de contato e vivência das manifestações culturais e artísticas;
Conhecimento e reprodução de canções populares e folclóricas; e demais estilos musicais;
Variadas técnicas de desenho e pintura;
Brincadeiras e atividades utilizando o ritmo;
Brincadeiras livres e dirigidas, utilizando os diferentes espaços da escola (sala, galpão, casinha)
Trabalho com materiais diversos como a massinha, o guache, giz de cera, argila.
Trabalho com dobradura, perfuração, sucata;
Pesquisa nos livros da biblioteca, em revistas e jornais.

Avaliação


A avaliação do aluno e do processo ensino-aprendizagem será constante, processual, qualitativa e individual. A indicação será feita através da observação e registro que norteará o trabalho do professor e eventuais alterações em seu plano de trabalho. Permitirá também reavaliar as atividades necessárias e apropriadas para sua turma e as intervenções que deverão ser feitas em determinado momento.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante, parece que será executado um excelente trabalho este ano.
Parabéns

PATRÍCIA : ) disse...

É realmente um trabalho que olha a cada um quando se trabalha a identidade!
Patrícia

Postar um comentário

 
Copyright 2009 CEMEI Margarida Maria Alves Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes