Concepção Filosófica
A Secretaria Municipal de Educação e a Coordenadoria de Educação Infantil apresentaram em 1998 o Currículo em Construção, documento elaborado por profissionais dos diversos segmentos que compõem a Educação Infantil.
O Currículo em Construção é uma proposta pedagógica e curricular e como tal encerra uma concepção filosófica de Educação.
Esta concepção vem sendo implementada nas Unidades de Educação Infantil, como embasamento teórico para as propostas pedagógicas que consideram o aluno como construtor de seu conhecimento e desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, motor e emocional.
Estes aspectos devem ser estimulados e favorecidos na escola, que deve proporcionar oportunidades e situações de vivência que possibilitem esta aprendizagem, através da interação com o meio e com as outras pessoas, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação, como o mundo exterior.
“A aprendizagem significativa ocorre na construção e reconstrução de hipóteses sobre o objeto do conhecimento, na relação estabelecida com o meio e com o outro, na valorização dos conhecimentos prévios pressupondo atividades significativas”.
A concepção sócio-interacionista vem ao encontro desta visão da aprendizagem, concebendo que o conhecimento humano se estabelece através da relação do sujeito com o objeto, e com o próprio sujeito, num trabalho conjunto, envolvendo as pessoas e o meio ambiente. A aprendizagem é um processo que o sujeito desenvolve no decorrer de toda a sua vida através desta interação.
A partir dessas relações vão se criando e recriando os conceitos e conhecimentos. “A interação com o mundo físico e social possibilita à criança vivenciar, experimentar, compartilhar, trocar pontos de vista, tomar decisões, os quais são processos fundamentais ao seu desenvolvimento.
Assim, dentro da concepção sócio-interacionista, a inteligência e a liberdade são partes indissociáveis no processo de desenvolvimento infantil. O respeito às características individuais da criança é fundamento necessário para que a mesma construa-se enquanto cidadã autônoma.”
Para esta equipe, educar significa proporcionar situações de cuidados, brincadeiras, e aprendizagem orientadas de forma integradas que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação pessoal do ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação de respeito e
confiança, assim como oportunizar às crianças o acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
Neste sentido, a educação será um processo que auxiliará no desenvolvimento da capacidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, cognitivas, emocionais, estéticas e éticas na perspectiva de contribuição da formação de uma criança feliz e saudável.
Esta, portanto, é a concepção filosófica desta U.E. que está pautada no respeito à criança principalmente no seu direito a freqüentar uma escola que lhe permita viver experiências prazerosas.
Um trabalho pedagógico em que cuidar e educar são aspectos integrados é realizado pela criação de um ambiente em que a criança sinta - se segura e acolhida em sua maneira de ser, em que ela possa trabalhar adequadamente suas emoções, construir hipóteses sobre o mundo e elaborar sua identidade.
A Secretaria Municipal de Educação e a Coordenadoria de Educação Infantil apresentaram em 1998 o Currículo em Construção, documento elaborado por profissionais dos diversos segmentos que compõem a Educação Infantil.
O Currículo em Construção é uma proposta pedagógica e curricular e como tal encerra uma concepção filosófica de Educação.
Esta concepção vem sendo implementada nas Unidades de Educação Infantil, como embasamento teórico para as propostas pedagógicas que consideram o aluno como construtor de seu conhecimento e desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, motor e emocional.
Estes aspectos devem ser estimulados e favorecidos na escola, que deve proporcionar oportunidades e situações de vivência que possibilitem esta aprendizagem, através da interação com o meio e com as outras pessoas, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação, como o mundo exterior.
“A aprendizagem significativa ocorre na construção e reconstrução de hipóteses sobre o objeto do conhecimento, na relação estabelecida com o meio e com o outro, na valorização dos conhecimentos prévios pressupondo atividades significativas”.
A concepção sócio-interacionista vem ao encontro desta visão da aprendizagem, concebendo que o conhecimento humano se estabelece através da relação do sujeito com o objeto, e com o próprio sujeito, num trabalho conjunto, envolvendo as pessoas e o meio ambiente. A aprendizagem é um processo que o sujeito desenvolve no decorrer de toda a sua vida através desta interação.
A partir dessas relações vão se criando e recriando os conceitos e conhecimentos. “A interação com o mundo físico e social possibilita à criança vivenciar, experimentar, compartilhar, trocar pontos de vista, tomar decisões, os quais são processos fundamentais ao seu desenvolvimento.
Assim, dentro da concepção sócio-interacionista, a inteligência e a liberdade são partes indissociáveis no processo de desenvolvimento infantil. O respeito às características individuais da criança é fundamento necessário para que a mesma construa-se enquanto cidadã autônoma.”
Para esta equipe, educar significa proporcionar situações de cuidados, brincadeiras, e aprendizagem orientadas de forma integradas que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação pessoal do ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação de respeito e
confiança, assim como oportunizar às crianças o acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
Neste sentido, a educação será um processo que auxiliará no desenvolvimento da capacidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, cognitivas, emocionais, estéticas e éticas na perspectiva de contribuição da formação de uma criança feliz e saudável.
Esta, portanto, é a concepção filosófica desta U.E. que está pautada no respeito à criança principalmente no seu direito a freqüentar uma escola que lhe permita viver experiências prazerosas.
Um trabalho pedagógico em que cuidar e educar são aspectos integrados é realizado pela criação de um ambiente em que a criança sinta - se segura e acolhida em sua maneira de ser, em que ela possa trabalhar adequadamente suas emoções, construir hipóteses sobre o mundo e elaborar sua identidade.
Objetivo Geral da Unidade Escolar
Nosso objetivo maior é atender aos nossos alunos entendendo e respeitando as características e peculiaridades da idade, proporcionando um ambiente estimulante e conflitante, dando oportunidade assim, para o desenvolvimento das potencialidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social dos alunos. Nesse sentido a participação do adulto educador (professor ou monitor) é entendida como ações intencionais para se atingir os objetivos propostos.
Sabemos que a prática educativa é bastante complexa e que não raro o movimento da escola transcende o planejamento didático e a própria proposta curricular, ou seja, a “fazer do professor se perde entre as intenções educativas e a sua prática”. Por isso, estamos sempre em estudos e reflexão, avaliando a prática pedagógica.
Nosso objetivo maior é atender aos nossos alunos entendendo e respeitando as características e peculiaridades da idade, proporcionando um ambiente estimulante e conflitante, dando oportunidade assim, para o desenvolvimento das potencialidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social dos alunos. Nesse sentido a participação do adulto educador (professor ou monitor) é entendida como ações intencionais para se atingir os objetivos propostos.
Sabemos que a prática educativa é bastante complexa e que não raro o movimento da escola transcende o planejamento didático e a própria proposta curricular, ou seja, a “fazer do professor se perde entre as intenções educativas e a sua prática”. Por isso, estamos sempre em estudos e reflexão, avaliando a prática pedagógica.
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