O Registro se iniciou no período de implantação do Projeto Piloto da jornada de seis horas para monitores no CEMEI Margarida Maria Alves (2004).
Era necessário relatar os acontecimentos nos dois períodos: das 7h às 13h e das 12h às 18h.
No começo, eram registradas apenas a rotina e ocorrências com as crianças. Depois, com a aprovação da jornada de trinta e duas horas semanais, sendo seis horas com as crianças e duas horas de Formação, foram oferecidos cursos que incluíram mais assuntos em relação ao registro diário.
No CEMEI, em 2005, no GEM, o assunto passou a ser abordado de forma mais sistemática e aprofundada com a Orientadora Pedagógica.
Com o passar do tempo, fomos melhorando esse registro diário, anotando o desenvolvimento das crianças nas falas, nos fatos ocorridos com as crianças e familiares, em momentos coletivos e individuais, em atividades dirigidas e livres, as diversas linguagens e o cotidiano, inclusive anexando fotos. O registro é feito pela equipe dos dois períodos em um caderno do agrupamento e informa a equipe do período oposto.
Ainda hoje estamos nos aprimorando para fazer do registro um recurso fundamental para o desenvolvimento do trabalho pedagógico da equipe de educadoras.
Junto ao trabalho de registro, foi desenvolvido o “Projeto da Pintura dos Lençóis” primeiramente objetivando a higiene e individualidade. As educadoras começaram pintando apenas o nome da criança, destacando a inicial no lençol com elástico para o berço ou colchonete. Com o interesse demonstrado pelas crianças, o projeto foi aperfeiçoado com a proposta de pintar um desenho, para facilitar a identificação por parte das mesmas.
Esse projeto teve início no Agrupamento II A e depois foi implantado nos Agrupamentos I e II B. Nos Agrupamentos II A e B, houve a possibilidade de algumas crianças escolherem seu desenho, nos outros casos as educadoras escolhiam o desenho de acordo com a faixa etária das crianças, utilizando sempre temas infantis..
O trabalho foi assimilado de tal maneira pelas crianças, que a maioria identifica seu lençol, chamam a atenção dos colegas para seu desenho e se incomoda quando outra criança ocupa seu lugar.
A pintura dos lençóis ocorre no horário das 12h às 13h, em que todas as educadoras estão no setor e há o soninho das crianças. Um grupo fica atento aos movimentos das crianças, se alguém acorda e necessita de atenção, enquanto o outro grupo se dedica à pintura. No início, algumas educadoras não queriam participar da pintura por acharem que não tinham ‘jeito’, no entanto o projeto tomou uma importância tão grande que hoje todas participam. Já tivemos no GEM algumas técnicas passadas pelas educadoras mais experientes na pintura de tecidos e a participação de alguns familiares.
Tanto a prática do Registro quanto a Pintura dos Lençóis contribuem diretamente com o trabalho pedagógico do CEMEI, e nos direciona ao atendimento e à aprendizagem de qualidade.
Estamos a cada dia buscando novos conhecimentos e aprimorando aqueles que já temos para crescermos em direção ao sucesso pedagógico.
Texto elaborado pelas Monitoras e Agentes de Educação Infantil: Alci Mara, Elaine, Fátima, Maria José, Inêz, Talita e Andréia.
2 comentários:
O compromisso de nossa equipe juntamente com com a competência de nossa orientadora Pedagógica Patrícia resultam em um trabalho de qualidade que melhora a cada ano.
O registro dos monitores é um diferencial de qualidade desta escola.Parabéns!
É Sandra,
realmente um trabalho diferenciado e que faz toda diferença no fazer pedagógico!
Obrigada pelo elogio, por sua amizade e presença atuante na escola junto a todos funcionários e no pedagógico!
Patrícia
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