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quarta-feira, 28 de abril de 2010

CARGA HORÁRIA PEDAGÓGICA

A CHP (ABREVIAÇÃO DE CARGA HORÁRIA PEDAGÓGICA) É UM HORÁRIO QUE OS PROFESSORES TÊM FORA DE SEU HORÁRIO DE TRABALHO PARA DESENVOLVER PROJETOS DIFERENTES... É UMA OPÇÃO DO PROFESSOR FAZER OU NÃO A CHP E RECEBERÁ SE FIZER.
OS PROJETOS SÃO DESENVOLVIDOS NO PERÍODO CONTRÁRIO AO DO PROFESSOR E É DE 4 HORAS AULA QUE CORRESPONDE A 50 MINUTOS CADA.
POSTAREI AQUI OS PROJETOS DAS CARGAS HORÁRIAS PEDAGÓGICAS.

AQUI ESTÃO AS CARGAS HORÁRIAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS MARINA E VITÓRIA QUE FAZEM A CHP À TARDE.
A PROFESSORA FABIANA DESENVOLVE O TRABALHO À TARDE E A VERA NO PERÍODO DA MANHÃ.

Viajando nas histórias e brincando com arte
Professoras responsáveis: Marina e Maria Vitória

Objetivos

* Possibilitar aos alunos a escolha de suas leituras e o contato com os livros para que possam manuseá-los.
* Proporcionar momentos lúdicos através de histórias contadas na Biblioteca ou em outros espaços.
* Desenvolver a criatividade e senso estético.

Cronograma

As turmas de Agrupamento III, parcial da tarde, serão atendidas todas às terças e quartas-feiras.
Utilizaremos os espaços: galpão, biblioteca e sala de aula.
A duas professoras desenvolverão o mesmo projeto: Marina do Prado Eloi e Maria Vitória Honório, dividindo as turmas:
Agrupamentos III D, E e F

Estratégias:

Contação de histórias e trabalhos das crianças com diferentes técnicas artísticas a partir das histórias contadas.
Teatro das professoras com fantasias e adereços a partir dos temas desenvolvidos pelas professoras da sala e temas de relevância no Projeto Pedagógico do CEMEI.
Quinzenalmente os alunos visitarão a Biblioteca, onde terão contato com diversos livros infantis.


Faz-de-conta que eu sou...
Professoras responsáveis: Vera e Fabiana
Professora Vera atende aos Agrupamentos III A, B e C
Professora Fabiana atende aos Agrupamentos III D, E e F

Justificativa

Através de uma brincadeira de criança, podemos compreender como ela vê e constrói o mundo - o que ela gostaria que ele fosse, quais as suas preocupações e que problemas a estão assediando. Pela brincadeira, ela expressa o que teria dificuldade de colocar em palavras. Nenhuma criança brinca espontaneamente só para passar o tempo, sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina suas atividades lúdicas; brincar é sua linguagem secreta, que devemos respeitar mesmo se não a entendemos.
Bruno Bettelheim
Brincar é um componente crucial do desenvolvimento, pois, através do brincar a criança é capaz de tornar manejáveis e compreensíveis os aspectos esmagadores e desorientadores do mundo. Na verdade, o brincar é um parceiro insubstituível do desenvolvimento, seu principal motor. Em seu brincar, a criança pode experimentar comportamentos, ações e percepções sem medo de represálias ou fracassos, tornando-se assim mais bem preparada para quando o seu comportamento "contar”. Howard Gardner
Por tudo isso, sabendo que enquanto a criança brinca a mesma aprende, pretendemos contemplar o ato de brincar com a “Casinha Feliz” proporcionando-lhe situações, nas quais as brincadeiras possam intermediar e oportunizar novos saberes que precisam estar contidos em seu universo de forma organizada, pois o espaço físico da casinha é pequeno e todas as crianças da sala ocupando-o ao mesmo tempo não daria a oportunidade do educador observar e mediar as relações de gênero, sexualidade, questões familiares, etc. que surgem durante as brincadeiras neste ambiente.
Como o objetivo é a observação e a mediação diante das relações e interações neste ambiente estimulador, é necessário que o “trabalho” seja realizado com uma sala por vez, que serão atendidas semanalmente envolvendo um trabalho sério o qual será posteriormente socializado com os professores da sala, no que diz respeito às observações feitas.

Objetivos:

· Proporcionar às crianças um ambiente lúdico, onde a professora possa observar, entre outras coisas, as relações sociais e experiências de vida trazidas para a escola, demonstradas através das brincadeiras e de seu imaginário (no faz-de-conta). A divisão das crianças por sala permite uma aproximação maior entre eles e um trabalho dirigido da professora.

Estratégias:

· Observação das brincadeiras dentro da casinha e mediação quando necessária.
· Relatório para as professoras responsáveis pelas turmas se houver necessidade.
· O atendimento será feito por turmas, dividindo a turma de Agrupamento III.
· Através de brinquedos e do ambiente na Casinha “Cantinho feliz” as atividades surgirão espontaneamente das crianças. Ex: fazer comida, arrumar a casa, cuidar de bebês.
· Relatos orais às professoras das turmas.

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