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quarta-feira, 28 de abril de 2010

CARGA HORÁRIA PEDAGÓGICA

DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Tema: Dança Afro-Brasileira
Professora: Angélica atende o período da tarde

Introdução

A dança faz parte dos costumes do povo brasileiro e é vista no trabalho, nas religiões e nas atividades de lazer. O povo brasileiro sempre privilegiou a dança, tratando-a como um bem cultural e uma atividade inseparável à natureza humana.
O homem é um ser que está constantemente em movimento e usa o seu corpo para adquirir novos conhecimentos através dos objetos e das pessoas.
Os movimentos de pular, correr e subir estão ligados à atividade mental e a criança precisa exercitar isso para ter domínio e autonomia sobre si.
Essas atividades vão auxiliá-la a compreender seus movimentos, entender como seu corpo funciona e usar esse conhecimento com inteligência, responsabilidade e sensibilidade. É neste momento que ela exercita a atenção, a percepção e aprende a cooperar quando está num grupo.
O professor ao planejar as aulas deve considerar o desenvolvimento motor do aluno, observar suas ações e habilidades naturais, estimular e ampliar seu repertório gestual e convencê-lo de que é capaz de fazer o movimento, estimulando-o a reconhecer ritmos corporais, a explorar o espaço, inventar seqüência de movimentos, se relacionando com os outros alunos, pois esses elementos são básicos para introduzir o aluno na linguagem da dança. (P.C. N.,página 67-69, vol.6, Arte, 1997)

Justificativa

Estamos no ano em que a Copa Mundial de Futebol vai ser apresentada na África e o projeto mostra a influência da Cultura Africana sobre a dança brasileira. Dando oportunidade de se conhecer através da dança Afro-Brasileira um pouco da história dos negros vindos de alguns países da África (Banto. Angola, Moçambique, etc.).
A dança é uma das muitas linguagens que o ser humano usa para se comunicar e expressar suas emoções. Experiências mostram que ela tem vital importância para o desenvolvimento social, facilita, para que o indivíduo possa expandir seus conhecimentos e por intermédio de suas habilidades motoras falar através dos gestos.
A dança é também uma fonte de comunicação e informação cultural, contribui para o crescimento individual e consciência social da criança.
O desenvolvimento motor, o pessoal-social floresce através da dança e cabe ao professor estimular e aprofundar essa experiência para que a criança sinta-se motivada a dominar seus movimentos no espaço, adquirindo equilíbrio através de brincadeira com atividades rítmicas que trabalhe a lateralidade, a concentração, percepção visual e auditiva e o conhecimento do corpo.
A dança é uma linguagem que contribui para o desenvolvimento intelectual, atuando sobre a atenção, memória, raciocínio, curiosidade, observação, criatividade, exploração, etc.
Se houver uma integração entre a escola, família e comunidade, o aluno vai incorporar o conteúdo com mais facilidade e rapidez, utilizando-o nas brincadeiras, danças e outras situações.
Temos em nossa formação uma forte influência dos Portugueses, dos Índios e dos Africanos, porém a cultura africana teve mais força sobre a dança brasileira. Dançar em círculo é uma posição que os brasileiros ainda mantêm em muita dança afro-brasileira.
Muitas brincadeiras que ainda hoje são praticadas pelas crianças, segundo pesquisa são afro-brasileiras ou nomeadas dentro deste repertório como: o jogo da amarelinha, esconde-esconde, gangorra entre outras. (Cadernos de atividades – Modos de Interagir – A Cor da Cultura)
A Capoeira é uma dança que os negros africanos praticavam para se distrair e que foi usada como arma de defesa pelos escravos contra os fazendeiros e seus capatazes.
O Jongo é outra dança africana que apresenta uma coreografia lembrando o “FADO”, canção popular portuguesa, de origem brasileira vinda do lundu ou lundum, dança africana já muito difundida entre o povo quando a corte portuguesa chegou ao Brasil em 1808.
O Baião é uma dança originária do nordeste do Brasil.
O samba-de-roda é apresentado em círculo.
Assim o projeto visa mostrar três danças afro-brasileiras que recebeu influência da nação africana e portuguesa.

Objetivo Geral

Oferecer meios para que haja uma maior interação entre os alunos através das brincadeiras, das danças, das músicas cantadas e da expressão corporal, despertando assim o interesse pela dança afro-brasileira.

Objetivos específicos

- Ser capaz de se expressar através dos movimentos, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, jogos, danças e demais situações de interação.
- Ser capaz de controlar os movimentos do corpo procurando melhorar e ajustar suas habilidades motoras para utilizar em jogos, brincadeiras, danças e demais situações.
- Proporcionar atividades que seja do interesse do aluno e que o leve a ter cuidados com o corpo.
- Pesquisar e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, esportivas, artísticas, políticas, musicais, etc.

Conteúdo

-Desenvolver a capacidade de se expressar através das brincadeiras e nas situações cotidianas. Possibilitando ao aluno manifestar seus sentimentos e orientá-lo a mudança se este não for interativo,
-Promover brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., com o objetivo de ampliar o controle sobre o corpo e o movimento,
-Utilizar recursos para deslocamento e habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras,
-Valorizar e elogiar as conquistas corporais,
-Manipular materiais, objetos e brinquedos diversos para melhorar suas habilidades manuais.
-Pesquisar diferentes danças afro-brasileiras para selecionar aquela que mais interessar às crianças,
-Informar-se sobre origem e história das danças selecionadas,
-Desenvolver recursos expressivos e aprender os passos para a dança,
-Confeccionar as roupas para a apresentação,
-Planejar a apresentação confeccionando cartazes, convites etc.,

Cronograma

Período: 10meses
Horário: 13h10min às 15h40min
Profs: Vera, Daniel, Ana Paula.
Agrupamentos: Parcial
Faixa Etária: 3 a 5 anos

Mês: Fevereiro/Março
-Socialização, Interação com o grupo,
-Brincadeiras musicais com as músicas “Borboletinha e Caranguejo não é peixe”
-Expressão corporal imitando a voz e os animais,
-Dramatização de música infantil.

Abril/ Maio
-Ensaios coreográficos referentes às músicas que serão trabalhadas,
-Ensaio das danças que serão apresentadas na Festa da Família,
-Orientar sobre a melhor postura e a expressão corporal do aluno,
-Se atentar ao lado emocional do aluno com elogios, incentivos, estímulos, para que ele aprenda a ter consciência sobre a importância e o papel de cada um no grupo,
-Ajudá-los a compreender que os problemas que surgirem poderão ser superados com determinação, vontade de aprender a fazer e superar os erros.
-Também vão se desenvolver atividades relativas à percepção auditiva, concentração, memória e manuseio de alguns instrumentos sonoros,
-Com a música “Escravos de Jó”, vai acontecer a brincadeira dançante,
-Jogo da Amarelinha,
-Controlar gradualmente os movimentos ajustando suas habilidades motoras para serem utilizadas em jogos, brincadeiras, danças, etc,
-Noções de espaço, lateralidade com a música da “Cobra”,
-Cantar a música do Jongo Fluminense “A Galinha”
-Coreografia da dança Afro-Brasileira do Jongo, música “Galinha”,

Junho/Julho
-Pesquisar sobre personalidades negras que deram sua contribuição à nossa sociedade,
-Filme Musical Afro-Brasileiro,
-Convite a grupos (capoeira, dança da cultura popular, familiares) para se apresentarem e enriquecer o projeto com suas artes,
- Apresentação dos alunos aos colegas do CEMEI,

Agosto/Setembro
-Pesquisar e praticar as brincadeiras que fazem parte da realidade de vida dos alunos, para ampliar as possibilidades de expressão dos movimentos,
-Utilizar as brincadeiras de “ovo-choco, apostar corrida, jogo da amarelinha, para inseri-las nos movimentos da dança”,
- Refletir sobre o seu corpo como um todo, conhecendo e identificando suas partes com atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo,
-Explorar os diferentes movimentos que o aluno pode fazer com o corpo,
-Registrar esses movimentos de diferentes formas,
- Apresentação na Festa da Família de um dança já ensaiada anteriormente, fechando assim o ano letivo.

Outubro/ Novembro
-Trazer um conhecedor da cultura Afro-Brasileira para falar de algumas danças afro,
-Alunos registram suas pesquisas sobre dança afro-brasileira, entendendo assim a importância de conhecer a música e a dança brasileira,

Avaliação
-Contínua, observando a interação do grupo, o retorno individual, o interesse no decorrer do projeto, utilizando como registro: filmagens, fotos, registro de texto em caderno. Tudo como instrumento para reorganizar meus objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de conhecer cada criança e o grupo.

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