Salas: AGIII F e D
Planejamento Abril/Maio 2010
Motivação para o projeto Culinária
Acreditamos que não é apenas na roda da conversa que surjam temas pertinentes a serem trabalhados em sala, mas também um evento, uma brincadeira constante, desenhos, etc.
Escolhemos o tema: Culinária, pois, na escola teve a partilha do ovo de Páscoa, piquenique com uma diversidade de pratos, festa de aniversário e culinária, onde as crianças gostaram muito de participar e envolveram os familiares com os preparativos para que os eventos acontecessem. Além disso, percebi que durante o parque e no faz de conta gostam muito de cozinhar de brincadeirinha, variando os tipos de comidas como: bolo, brigadeiro, torta, etc.
Objetivos
· Trabalhar com conceitos matemáticos como as medidas, comparar e pesar e conceitos científicos como observar a transformação dos alimentos.
· Entender que existem regras e procedimentos a serem tomados durante uma receita e na vida
· Socializar, cooperar, respeitar o tempo de espera para que a receita fique pronta.
· Interpretar uma receita
· Importância da higiene pessoal e dos alimentos
· Explorar de onde vêem os alimentos
· Estimular a partilha
· Importância de um adulto para ajudar na execução da receita.
· Ampliar o seu conhecimento nas diversas linguagens utilizadas
Estratégias
Foi feita uma pesquisa do que as crianças mais gostam de comer e que não há diariamente na escola. A partir daí separei nove receitas que serão realizadas toda sexta-feira, fazendo com que o projeto aconteça em dois meses, podendo prorrogar por mais ou menos tempo.
Conversaremos na roda sobre a receita, registraremos a execução da receita em um “Livro das receitas” que será individual, faremos textos coletivos, atividades no ateliê, ouviremos histórias que tem a ver com o tema, apresentaremos teatros (A galinha ruiva, De onde veio o ovo de Páscoa?), exploraremos no ambiente o que poderia acrescentar na nossa culinária.
Trabalharemos com o Letramento em forma de ler os ingredientes da receita, verificaremos as medidas, faremos bingo com os nomes que já sabem ler, propagandas de supermercados, pesquisas em revistas, filmes, poemas, músicas, gráficos comparando as quantidades utilizadas em cada receita. Faremos a edição do Jornal da Turma do Urso nº 2 disponibilizando algumas receitas.
Exploraremos os diferentes materiais pedagógicos: recorte e colagem, tinta, lápis, giz de lousa, etc. para registrar a atividade, além de utilizarmos diferentes tipos de registros: fotos, filmagens, professora escriba, etc.
O projeto será flexível e acontecerá de acordo com o interesse da turma.
PROFESSORAS ANA PAULA (AG.III F) E VERA (AG.III D)
Nenhum comentário:
Postar um comentário