Agrupamento I
Professora: Patrícia
Monitoras: Alci Mara, Andréia, Inêz, Meirylan, Morena, Raíssa, Talita e Vanderli
Objetivo geral
Partindo de atividades lúdicas, prazerosas e criadoras proporcionar à criança o desenvolvimento pleno de suas potencialidades (dentro da sua faixa etária), da criatividade, sensibilidade e afetividade, partindo de situações concretas, descobrindo-se e sentindo-se segura diante do seu universo.
Objetivos específicos
Com o enfoque nos aspectos afetivos, sociais, cognitivos e motor, teremos como base nos seguintes princípios: “o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc; o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil; o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social e ao pensamento. A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma; a atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade” (BRASIL, 1998, p.13).
Desenvolvimento emocional
Dar e aceitar gestos de carinhos;
Reconhecer o outro, seja ele adulto ou criança;
Fantasiar;
Sentir-se segura em todos os momentos no ambiente Escolar;
Compreender a separação temporária de seus familiares no período em que se encontra na Escola;
Participar voluntariamente das atividades;
Locomover-se sozinha dentro Escola, se situando em cada parte dela, parque, sala de aula, refeitório, banheiro e pátio;
Realizar atividades e afazeres da rotina com a solicitação dos adultos.
Motivar-se para realização das atividades e ter satisfação em conseguir realizá-las;
Conhecer e adquirir hábitos de higiene pessoal;
Respeitar a todos da Escola.
Desenvolvimento social
Desenvolver o gosto de vir a Escola;
Conhecer a equipe escolar;
Explorar espontaneamente o ambiente Escolar;
Participar de tarefas e atividades comuns;
Entender os limites do adulto: clareza, persistência, tempo, rotina;
Brincar em conjunto com o mesmo brinquedo;
Saber repartir espaços, brinquedos, materiais;
Respeitar os limites colocados;
Desenvolvimento físico e motor
Conhecer sua estrutura corporal;
Sentir, identificar e saber a função do próprio corpo;
Tatear o próprio corpo e do outro;
Andar livremente;
Correr, saltar, engatinhar;
Rolar com o corpo de um lado para o outro;
Rastejar até um ponto determinado;
Engatinhar rolando uma bola;
Dançar livremente;
Dançar com um amigo;
Brincar livremente com corda, fitas e tiras de papel;
Dar cambalhotas;
Brincar com corda;
Andar em volta de obstáculos enfileirados ou por circuito;
Rolar bolas livremente;
Movimentar objetos pelo sopro;
Entrar e Sair, Subir e Descer em diferentes espaços.
Desenvolvimento dos hábitos de saúde
Lavar as mãos (uso do sabonete e de toalha)
Usar o vaso sanitário, ensinar a controlar suas necessidades fisiológicas;
Fazer suas refeições sem o auxílio do adulto, aprendendo a manusear os utensílios como colher, copos e canecas;
Desenvolvimento intelectual
Falar espontaneamente e quando requisitado;
Exprimir oralmente suas necessidades;
Cantar e ouvir estórias;
Nomear-se e nomear as pessoas;
Nomear objetos e lugares;
Participar de dramatizações e canções;
Combinar o uso de palavras e gestos para tornar seu desejo conhecido.
Conceitos
Grande e pequeno;
Em cima, em baixo;
Dentro e fora;
Aberto e fechado;
Entrar e Sair, Subir e Descer;
Frente, atrás e dos lados;
Leve e pesado;
Perceber texturas e temperaturas;
Duro e mole;
Quente frio;
Estratégias
Brincar com saco surpresa;
Roda de conversa;
Ouvir e cantar músicas;
Ver fotos, vídeos e demais imagens ou figuras;
Ouvir, contar histórias e dramatizá-las;
Jogos e brincadeiras visando à exploração do jogo simbólico;
Atividades diversificadas: desenho coletivo e individual, pinturas com técnicas diversas, recorte a dedo, amassar papéis de diversas texturas;
Imitar sons;
Ouvir sons e poder distingui-los;
Brincar livremente com supervisão dos adultos;
Brincadeiras envolvendo toque;
Explorar brinquedos e espaços recreativos;
Explorar diferentes texturas e temperaturas;
Brincar com massinha caseira;
Usar o espaço e tempo de higiene (banho e lavar as mãos) para descoberta do próprio corpo e despertar o prazer que isso proporciona;
Estimular o desenvolvimento motor dos bebês;
Nomear pessoas, ações e objetos em todos os momentos do dia: refeição, banho, brincadeiras, parque, etc, para estimular a oralidade;
Avaliação
A avaliação será feita tanto no nível individual, como coletivo, utilizando-se dos seguintes recursos: observação e registro do desenvolvimento e das dificuldades apresentadas pela criança no decorrer das atividades do dia a dia, onde o professor e Monitor devem ajustar as atividades de acordo com o nível de cada criança e também contribuindo para o desenvolvimento de sua autonomia.
5 comentários:
Interessante colocar o Planejamento anual dos Agrupamentos, seria interessante também colocar do AG III.
Olá
Obrigada por participar do blog.
O planejamento do III será publicado.
Patrícia
Somos pais da Heloisa Paquer e gostariamos de deixar aqui nosso agradecimento a toda equipe do CEMEI que tanto nos auxiliou na adaptação e introsamento de nossa pequena.Ela se tornou uma criança mais sociavel,maleavel e sorridente com esta convivencia diaria!Nos surpreende a cada dia a melhora em seu comportamento,ja que o começo foi bem dificil!!!
Hoje,ela ja fica ate as 13hrs com vcs,esta se alimentando,aceitando mamadeira e o choro que era constante nos primeiros dias "sumiu"!
Agora ela vai ao colo das monitoras pela manha sem choro,e quando vamos busca-la ela esta sempre feliz e sorrindo!
O progresso dela na creche,influenciou e muito no comportamento dela em casa:ela esta mais calma,se alimentando muito melhor ja que seguimos os mesmos horarios,a cada dia faz uma gracinha diferente,esta mais desenvolta no convivio com outras crianças,e não rejeita mais a aproximação de pessoas que tem pouco contato com ela...
Por tudo isso,nosso muito obrigado... pela dedicação e carinho que vcs tratam não só a Heloisa,mas todas as crianças que ai estão.
Parabens pelo empenho de todas vcs!!!
Olá! Demorei,mas consegui um tempinho para visitar o Blog! Gostaria de registrar a minha alegria de poder contar com vocês e dizer que é muito importante esse espaço para que todos os pais tenham mais contato com a escola!E gostaria de dizer que estou MEGA FELIZ com o desenvolvimento do meu filho depois que ele entrou na escola! O baxinho tá danado de exxxxxperto!!!
Como é meu primeiro filho confeço que foi mais dificíl pra mim do que pra ele! O menino chega na porta da escola e já fica todo feliz! E isso foi desde o primeiro momento! Quero também agradecer a paciência e compreenção de todas as monitoras e a Profª Patricia,pois dei trabalho! rsrs Todos os dias ficava fazendo um questionário para saber como ele estava! Hoje eu posso dizer que estou em paz,pois todos que trabalham na escola e que já tiveram algum contato com o meu filhote diz que ele é uma criança super feliz e que é uma criança tranquila,depois de tantas vezes saber que ele fica realmente bem não tem como ficar preocupada e sim FELIZ! Mais uma vez MTO OBRIGADA! PS: Adorei o planejamento!
Juliana e Sheila,
nosso trabalho é todo voltado para o bem estar e crescimento dos pequenos.
é muito bom saber que estão satisfeitos pois os dois pequenos: Helô e Lucas estão se desenvolvendo muito. Helô está uma graça, muito mais sociável e até risonha.... e Lucas acha q tem mais idade do que tem....qure seguir os maiores pq está também muito esperto.
Obrigada por estarem conosco.
Um beijo
Patrícia Orientadora
Postar um comentário