RSS
Wecome to my Blog, enjoy reading :)

segunda-feira, 1 de março de 2010

PLANEJAMENTO AGRUPAMENTO I

Agrupamento I
Professora: Patrícia
Monitoras: Alci Mara, Andréia, Inêz, Meirylan, Morena, Raíssa, Talita e Vanderli

Objetivo geral

Partindo de atividades lúdicas, prazerosas e criadoras proporcionar à criança o desenvolvimento pleno de suas potencialidades (dentro da sua faixa etária), da criatividade, sensibilidade e afetividade, partindo de situações concretas, descobrindo-se e sentindo-se segura diante do seu universo.

Objetivos específicos

Com o enfoque nos aspectos afetivos, sociais, cognitivos e motor, teremos como base nos seguintes princípios: “o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc; o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil; o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social e ao pensamento. A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma; a atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade” (BRASIL, 1998, p.13).

Desenvolvimento emocional

Dar e aceitar gestos de carinhos;
Reconhecer o outro, seja ele adulto ou criança;
Fantasiar;
Sentir-se segura em todos os momentos no ambiente Escolar;
Compreender a separação temporária de seus familiares no período em que se encontra na Escola;
Participar voluntariamente das atividades;
Locomover-se sozinha dentro Escola, se situando em cada parte dela, parque, sala de aula, refeitório, banheiro e pátio;
Realizar atividades e afazeres da rotina com a solicitação dos adultos.
Motivar-se para realização das atividades e ter satisfação em conseguir realizá-las;
Conhecer e adquirir hábitos de higiene pessoal;
Respeitar a todos da Escola.

Desenvolvimento social

Desenvolver o gosto de vir a Escola;
Conhecer a equipe escolar;
Explorar espontaneamente o ambiente Escolar;
Participar de tarefas e atividades comuns;
Entender os limites do adulto: clareza, persistência, tempo, rotina;
Brincar em conjunto com o mesmo brinquedo;
Saber repartir espaços, brinquedos, materiais;
Respeitar os limites colocados;
Desenvolvimento físico e motor

Conhecer sua estrutura corporal;
Sentir, identificar e saber a função do próprio corpo;
Tatear o próprio corpo e do outro;
Andar livremente;
Correr, saltar, engatinhar;
Rolar com o corpo de um lado para o outro;
Rastejar até um ponto determinado;
Engatinhar rolando uma bola;
Dançar livremente;
Dançar com um amigo;
Brincar livremente com corda, fitas e tiras de papel;
Dar cambalhotas;
Brincar com corda;
Andar em volta de obstáculos enfileirados ou por circuito;
Rolar bolas livremente;
Movimentar objetos pelo sopro;
Entrar e Sair, Subir e Descer em diferentes espaços.

Desenvolvimento dos hábitos de saúde

Lavar as mãos (uso do sabonete e de toalha)
Usar o vaso sanitário, ensinar a controlar suas necessidades fisiológicas;
Fazer suas refeições sem o auxílio do adulto, aprendendo a manusear os utensílios como colher, copos e canecas;

Desenvolvimento intelectual

Falar espontaneamente e quando requisitado;
Exprimir oralmente suas necessidades;
Cantar e ouvir estórias;
Nomear-se e nomear as pessoas;
Nomear objetos e lugares;
Participar de dramatizações e canções;
Combinar o uso de palavras e gestos para tornar seu desejo conhecido.

Conceitos


Grande e pequeno;
Em cima, em baixo;
Dentro e fora;
Aberto e fechado;
Entrar e Sair, Subir e Descer;
Frente, atrás e dos lados;
Leve e pesado;
Perceber texturas e temperaturas;
Duro e mole;
Quente frio;

Estratégias

Brincar com saco surpresa;
Roda de conversa;
Ouvir e cantar músicas;
Ver fotos, vídeos e demais imagens ou figuras;
Ouvir, contar histórias e dramatizá-las;
Jogos e brincadeiras visando à exploração do jogo simbólico;
Atividades diversificadas: desenho coletivo e individual, pinturas com técnicas diversas, recorte a dedo, amassar papéis de diversas texturas;
Imitar sons;
Ouvir sons e poder distingui-los;
Brincar livremente com supervisão dos adultos;
Brincadeiras envolvendo toque;
Explorar brinquedos e espaços recreativos;
Explorar diferentes texturas e temperaturas;
Brincar com massinha caseira;
Usar o espaço e tempo de higiene (banho e lavar as mãos) para descoberta do próprio corpo e despertar o prazer que isso proporciona;
Estimular o desenvolvimento motor dos bebês;
Nomear pessoas, ações e objetos em todos os momentos do dia: refeição, banho, brincadeiras, parque, etc, para estimular a oralidade;

Avaliação

A avaliação será feita tanto no nível individual, como coletivo, utilizando-se dos seguintes recursos: observação e registro do desenvolvimento e das dificuldades apresentadas pela criança no decorrer das atividades do dia a dia, onde o professor e Monitor devem ajustar as atividades de acordo com o nível de cada criança e também contribuindo para o desenvolvimento de sua autonomia.

5 comentários:

Anônimo disse...

Interessante colocar o Planejamento anual dos Agrupamentos, seria interessante também colocar do AG III.

CEMEI Margarida Maria Alves disse...

Olá
Obrigada por participar do blog.
O planejamento do III será publicado.
Patrícia

Unknown disse...

Somos pais da Heloisa Paquer e gostariamos de deixar aqui nosso agradecimento a toda equipe do CEMEI que tanto nos auxiliou na adaptação e introsamento de nossa pequena.Ela se tornou uma criança mais sociavel,maleavel e sorridente com esta convivencia diaria!Nos surpreende a cada dia a melhora em seu comportamento,ja que o começo foi bem dificil!!!
Hoje,ela ja fica ate as 13hrs com vcs,esta se alimentando,aceitando mamadeira e o choro que era constante nos primeiros dias "sumiu"!
Agora ela vai ao colo das monitoras pela manha sem choro,e quando vamos busca-la ela esta sempre feliz e sorrindo!
O progresso dela na creche,influenciou e muito no comportamento dela em casa:ela esta mais calma,se alimentando muito melhor ja que seguimos os mesmos horarios,a cada dia faz uma gracinha diferente,esta mais desenvolta no convivio com outras crianças,e não rejeita mais a aproximação de pessoas que tem pouco contato com ela...
Por tudo isso,nosso muito obrigado... pela dedicação e carinho que vcs tratam não só a Heloisa,mas todas as crianças que ai estão.
Parabens pelo empenho de todas vcs!!!

Sheila Stefano Mãe do Lucas disse...

Olá! Demorei,mas consegui um tempinho para visitar o Blog! Gostaria de registrar a minha alegria de poder contar com vocês e dizer que é muito importante esse espaço para que todos os pais tenham mais contato com a escola!E gostaria de dizer que estou MEGA FELIZ com o desenvolvimento do meu filho depois que ele entrou na escola! O baxinho tá danado de exxxxxperto!!!
Como é meu primeiro filho confeço que foi mais dificíl pra mim do que pra ele! O menino chega na porta da escola e já fica todo feliz! E isso foi desde o primeiro momento! Quero também agradecer a paciência e compreenção de todas as monitoras e a Profª Patricia,pois dei trabalho! rsrs Todos os dias ficava fazendo um questionário para saber como ele estava! Hoje eu posso dizer que estou em paz,pois todos que trabalham na escola e que já tiveram algum contato com o meu filhote diz que ele é uma criança super feliz e que é uma criança tranquila,depois de tantas vezes saber que ele fica realmente bem não tem como ficar preocupada e sim FELIZ! Mais uma vez MTO OBRIGADA! PS: Adorei o planejamento!

PATRÍCIA : ) disse...

Juliana e Sheila,
nosso trabalho é todo voltado para o bem estar e crescimento dos pequenos.
é muito bom saber que estão satisfeitos pois os dois pequenos: Helô e Lucas estão se desenvolvendo muito. Helô está uma graça, muito mais sociável e até risonha.... e Lucas acha q tem mais idade do que tem....qure seguir os maiores pq está também muito esperto.
Obrigada por estarem conosco.
Um beijo
Patrícia Orientadora

Postar um comentário

 
Copyright 2009 CEMEI Margarida Maria Alves Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes